Demolidor

Daredevil
Alter-ego: Matthew Murdock
Outros nomes: O Homem sem Medo, Demônio da Guarda, Diabo da Guarda, DD
Criadores: Stan Lee e Bill Everett
Estréia: Daredevil nº 1, 1964 (Marvel)
Revistas onde já apareceu regularmente: Daredevil, Daredevil & The Black Widow
Parentes conhecidos: Jonathan "Jack" Murdock (pai falecido)
Grupos de que já fez parte: Defensores, S.H.I.E.L.D.
Poderes: Noções profundas de boxe, ginástica, ninjutsu, judô e várias outras artes marciais. Apesar de cego, todos os seus outros sentidos são super aguçados. Seu sentido de radar faz, literalmente, com que ele "enxergue" e perceba tudo que acontece a sua volta; ecolocalização artificial.
Histórico: Mas Matt Murdock tinha mais do que problemas financeiros ou afetivos, pois ele tem que lutar pelo que acredita ser certo sem enxergar, sem visão, sem medo. Criado na década de 40 por Don Rico e Jack Bender, Demolidor (DareDevil nos E.U.A.) começou suas aventuras com um uniforme vermelho e amarelo e histórias fracas, chegando a beira do cancelamento. Percebendo o potencial do personagem, Stan Lee reformulou seu uniforme, mantendo o modelo, mas tornando-o todo vermelho, tornando Matt o verdadeiro "demônio" dos criminosos.
Matthew Michael Murdock, quando criança, era bastante estudioso. Por causa disso as outras crianças implicavam com ele, chamando-o de "Demolidor". Ele nunca revidava. Seu pai era um boxeador chamado Jack Murdock, que fez Matt jurar que iria estudar bastante, e nunca partiria para o boxe. Matt cumpriu sua promessa, porém fazia ginástica a noite sem que seu pai soubesse, para aplacar a raiva que sentia dos garotos do colégio. Já adolescente, Matt sofreu um acidente, quando tentava salvar um velho de ser atropelado por um caminhão. Ele impediu o acidente, mas um recipiente com produtos químicos atingiu seu rosto, e o cegou. Percebeu então que todos seus outros sentidos estavam totalmente ampliados, capacitando-o mais que qualquer outra pessoa na Terra. Matt também desenvolveu uma espécie de radar que o permitia "enxergar" a silhueta das coisas ao seu redor. Ele só contou sobre isso a Mestre Stick, que o ensinou a lutar e a dominar seu novos poderes. Para pagar os estudos de seu filho, Jack havia voltado a lutar. E numa luta, ele recebeu ordens de um criminoso para perder. Ele se recusou, pois Matt estava assistindo a luta. Jack então foi morto. Foi isto que inspirou Matt a lutar contra o crime. Primeiro como advogado, depois como Demolidor. Matt se formou em Direito pela universidade de Colúmbia, Onde conheceu Elektra Natchios, ou Elektra, que teve grande importância na vida do herói. Seu principal inimigo é o Rei do Crime.
Na série Caindo em Desgraça, a identidade do homem sem medo é revelada. Ele então simula sua morte, e adota o nome de Jack Gladiador, em homenagem ao seu pai. Porém ele logo é "descoberto" pelos seus amigos, e não só retoma a sua vida, como também faz progesso em sua carreira profissional. Mas foi em "A Queda de Murdock" que o Demolidor alcançou o status de herói de primeira linha. Com argumentos de Frank Miller e arte de David Mazuchelli, conta quando o Rei do Crime descobre a identidade secreta do Demolidor e acaba com a vida de Murdock. Só depois de quase morrer, encontra sua mãe(agora uma freira) e sua namorada Karen Paige (que o havia traído), e reúne forças para vencer o Rei. Anos mais tarde, foi a vez do Rei experimentar uma queda do poder no meio criminoso, e atualmente tenta reerguer seu império do crime.
BRASIL
Primeira aparição: Marshal Law nº 1, 1991 (Abril)
Publicações regulares anteriores: Marshal Law (Abril)


Comentários

Postar um comentário