Comissário Gordon

Nome: James Worthington Gordon
Profissão: comissário de polícia
Parentes conhecidos: Sarah Essen (esposa), Bárbara (ex-esposa), James Jr. (filho), Bárbara (filha adotiva), Roger (irmão falecido), Thelma (cunhada falecida)
Afiliação: Departamento de polícia de Gotham City
Base de operações: Gotham City
Primeiro aparição: Detective Comics 27 (maio de 1939)
Altura: 1,77m
Peso: 76Kg
Olhos: azuis
Cabelos: brancos
Histórico
Pouco se sabe sobre o passado de James W. Gordon. Quando policial em Chicago, ele se envolveu em um conflito interno, até hoje não revelado, que o levou a deixar a cidade. Ele se sentiu fracassado e resolveu recomeçar a vida, deixando seus problemas para trás.
Com sua esposa Bárbara, então grávida, Gordon se mudou para Gotham City, na costa Leste , e ingressou no Departamento de Polícia como detetive de homicídios. Sua integridade e honestidade logo irritaram o comissário Gillan B. Leob e outros membros do então corrupto departamento. Pressões no trabalho complicaram sua vida doméstica. Ele passou a discutir freqüentemente com Bárbara. Depois que Batman fez sua primeira aparição, Gordon, então tenente, foi posto no comando da força-tarefa para trazer o vigilante à Justiça. Trabalhando ao seu lado estava o sargento Sarah Essen, uma ex-colega de Chicago com quem viria a ter um caso amoroso.
Sarah sabia que o tenente jamais deixaria a esposa e, assim, pediu transferência para Nova Iorque. Perdendo essa chance de chantagear Gordon, os asseclas de Leob atacaram Bárbara e o pequeno James diretamente. Contudo, numa contra-ofensiva, Batman e Gordon acabaram por eliminar a corrupção na polícia de Gotham. Desde então os dois cultivam uma profunda amizade.
Não demorou muito para Gordon ser promovido de tenente a capitão. James Junior ainda era bebê quando a sobrinha de Gordon, Barbara, veio morar com a fimília, depois que seus pais morreram. Apesar de todas as tentativas de reconciliação, Jim Gordon acabou se separando da esposa, que levou o filho consigo. O capitão continuou sua vida como pai solteiro, acompanhando o crescimento da sobrinha. Com o tempo, foi promovido a comissário de polícia, posto em que permanece até hoje. Recentemente, ele se casou com Sarah Essen. Sua filha Bárbara (Batgirl), inválida após um ataque do Coringa, mora sozinha e mantém uma central de informações para heróis sob o nome de Oráculo.

Comentários