Coringa


Joker

Criadores: Jerry Robinson, Bill Finger & Bob Kane
Alter ego: desconhecido
Profissão: criminoso
Parentes conhecidos: nenhum
Grupos filiado: nenhum
Base de Operações: Gotham City
Primeira aparição: Batman 01 (EUA, 1940)
Altura: 1,85m
Peso: 70Kg
Olhos: verdes
Cabelos: verdes
Histórico:
O Coringa é o inimigo mais imprevisível e impiedoso que Batman já enfrentou. Psicopata, ele mata qualquer um - inclusive seus próprios associados - sem menor aviso, apenas por diversão. Os repórteres de Gotham City há muito tempo pararam de se referir a ele como Palhaço Príncipe do Crime, pois já perceberam que não há nada de engraçado no Coringa. A história que precede o primeiro encontro do Coringa com Batman e a polícia é meio nebulosa, pois sua insanidade o impede que ele mesmo se lembre de sua vida passada. Anos atrás, o Coringa era um comediante fracassado, arrasado pela morte da esposa. Certo dia , ele acompanhou uma quadrilha de criminosos em um assalto a uma indústria química. Seus cúmplices foram baleados pela polícia e ele, disfarçado com um capuz vermelho, mergulhou num tonel de resíduos químicos a fim de escapar à perceguição do Homem-Morcego. O infeliz comediante foi parar na margem de um rio, onde descobriu que a estranha mistura de substâncias havia deixado sua pele branca como giz, os cabelos verdes e seus músculos faciais contraídos nim sorriso constante. O choque da transformação foi tremendo e ele perdeu completamente a sanidade... tornando-se, a partir daquele momento, o Coringa. Essa origem é contada na Graphic Novel "A Piada Mortal", porém, no final da história o próprio Coringa a contradis que a cada hora ele lembra de seu passado de uma maneira diferem diz ele: "prefiro ter uma passado de múltiplas escolhas". Independentemente de quais eventos possam realmente creditados ao Arlequim das Artimanhas, ele se auto denomina o inimigo número um de Batman desde o primeiro encontro com o heroi, quando extorquiu os cidadãos mais ricos de Gotham City. Em Batman, o egocêntrico Coringa considera ter encontrado um oponente digno de sua genialidade criminosa. Para ele superar o intelecto do Cavaleiro das Trevas dá muito mais prazer que simplesmente assassiná-lo. Infelizmente, essa “cortesia” não se estende aos amigos e aliados do Homem-Morcego. Ao invadir o lar do Comissário Gordon o vilão baleou e alejou Bárbara Gordon, a ex-Batmoça, paralisando-a permanentemente da cintura para baixo. Vários meses depois, ele assassinou Jason Todd, o segundo Robin, quando Batman e seu companheiro desvendaram seu plano de vender armas nucleares a terrorristas iranianos. Apesar se sua insanidade ou por causa dela - o Coringa é, sem sombra de dúvida, o mais brilhante oponente de Homem-Morcego. Ele não confia em ninguém e rapidamente extermina aqueles que são tolos o bastante para confiar em sua palavra. Freqüentemente organiza seus crimes baseado em temas que só Batman, após anos de experiência, é capaz de decifrar. Toda vez que é capturado, no entanto, sua instabilidade mental o mantém fora do sistema penitenciário e ele é entregue à custódia do Arkham Asilum, do qual invariavelmente escapa.
Poderes & armas:
A inconsistência maníaca do Coringa é o que o torna verdadeiramente ameaçador. Ele já usou várias vezes armas simples como charutos explosivos e dispositivos de choque na palma da mão - todos com efeitos letais. O viláo também é conhecido por sua alta capacidade de improvisação, e se vale de qualquer coisa, de pé-de-cabra a metralhadoras, para deixar uma trilha de cadáveres por onde passa. Embora nunca tenha aprendido nenhuma técnica de combate, o Coringa por diversas vezes já demonstrou ter a força anormal dos loucos. A arma mais infame do vilão é o gás do riso, composto de uma toxina que, quando introduzida na corrente sangüínea, mata a vítima em segundos, deixando os músculos faciais contraídos num horrendo sorriso não muito diferente do seu.
Biografia:
O Coringa fora criado a partir de uma foto de Conrad Veidt no filme The Man Who Laughs (1928) trazida pelo roteirista Bill Finger, e uma carta de baralho trazida pelo desenhista Jerry Robinson.[3]
Em sua primeira aparição, em 1940, o Coringa era um ladrão de joalharias, que matava as pessoas presentes no local do assalto. Nos anos 40 e 50 o Coringa sempre aparentava morrer mas nunca recuperavam seu corpo. O personagem se alterou para uma versão mais amena nos anos 60 devido ao Comics Code Authority, que vigiava o conteúdo das histórias em quadradinhos. O personagem voltou a uma versão próxima a original em 1973, quando Dennis O'Neil e Neal Adams criaram um Coringa maníaco homicida obcecado com Batman.
Em 1951, a revista Detective Comics #168 criou uma origem para o vilão. Um bandido apelidado de Capuz Vermelho tenta assaltar uma fábrica e quando Batman e Robin invadem o lugar, o Capuz Vermelho cai acidentalmente num tonel de produtos químicos. É dado como morto, mas 10 anos depois ressurge completamente louco, com pele branca e cabelos verdes. Essa história fora reescrita por Alan Moore em Batman: A Piada Mortal.
Em 1953, a Editora Brasil-América Ltda., a Ebal, do Rio de Janeiro, que lançou as histórias em quadrinhos do Batman no Brasil decidiu que a palavra Curinga, o sinônimo correto para o Joker (Em inglês), era muito feia e trocou-a por Coringa. O alter ego do Coringa é Joseph "Joe" Kerr no filme The DarkNight, ou no filme de 89, Jack Napier

Comentários