4 de dezembro de 2013

Uzumaki Naruto


Idade: 12-13 na primeira parte da séria,15-16 em Naruto Shippuuden
Aniversário: 10 de outubro
Altura: 1,66 m
Peso: 60,6 kg
Cor do cabelo: Loiro
Cor dos olhos: Azul ou vermelha com um traço vertical preto quando usa o chakra da Kyuubi.
Tipo sanguíneo: B
Registro: 012607
Classificação Ninja: Genin
Kekkei genkai: Kyuubi (bijuu)
Pai: Namikaze Minato (Quarto Hokage)
Mãe: Uzumaki Kushina
Ninjutsus:
Explosão de Chakra da Kyuubi
Fuuton: Rasenshuriken
Harem no Jutsu
Henge no Jutsu
Kage Bunshin no Jutsu
Kawarimi no Jutsu
Konbi Henge no Jutsu (com Gama Bunta)
Kuchiyose no Jutsu
Oiroke no Jutsu (Sexy no Jutsu)
Oodama Rasengan
Rasengan
Sennen Goroshi
Shuriken Kage Bunshin no Jutsu
Tajuu Kage Bunshin no Jutsu
Uzumaki Naruto Nisen Rendan
Uzumaki Naruto Rendan
Kuchiyose no Jutsu: Kuchiyose - Gama
Taijutsus: Bunshin Kaiten
Bunshin Kaiten Kakato Otoshi
Bushin Tai Tataki
Bunshin Taiatari
Naruto Ninpocho, Shihou Hapou Shuriken no Maki

Naruto é um jovem ninja que possui dentro de seu corpo o espírito de uma raposa demoníacas, a Kyuubi, que atacou sua aldeia na época de seu nascimento.
Criação e concepção
Ao criar Naruto, Masashi Kishimoto adicionou ao personagem uma série de características que ele considerava dignas de um herói ideal: um modo simples de pensar, um lado amigável, e muitos dos atributos possuído por Son Goku da série Dragon Ball. Ele também fez o possível para manter Naruto “simples e ignorante”, uma vez que ele não gosta personagens muito inteligentes. Naruto não foi criado baseado em ninguém em particular, foi concebido como alguém infantil mas com um lado um pouco obscuro, como resultado de seu duro passado. Apesar disto, ele é sempre positivo e alegre, o que o tornando único aos olhos de Kishimoto.
O guarda-roupa de Naruto é baseado nas roupas que Kishimoto usava quando ele mesmo era mais jovem. A coloração laranja da roupa de Naruto é usada para fazer Naruto mais “Pop(popular)”, com azul muitas vezes sendo usado para complementar o laranja. Já que a palavra “Naruto” está associada com espirais no Japão, padrões com espirais são incorporados em sua roupa frequentemente. Nas ilustrações iniciais de Naruto ele usava botas, mas Kishimoto as substituiu por essas sandálias que ela usa agora, uma vez que ele gosta de desenhar dedos. Originalmente Naruto usaria um par de óculos na testa mas como era muito trabalhoso desenhar esses óculos Kishimoto substituiu os óculos pelo Hitaiate que eram mais fáceis de desenhar.
Na versão japonesa de Naruto, Naruto frequentemente termina suas frases com o adendo “-ttebayo” (que confere um efeito semelhante a terminar uma frase falando “Tá ligado?”). Kishimoto queria que Naruto tivesse uma frase meio infantil, e “dattebayo” veio à mente. É um cumprimento do personagem Naruto, e serve como um tic verbal, que mostra que ele é uma espécie de criança. Durante o início do anime em Protuguês, o dubladores substituíram “dattebayo” e “-ttebayo “, por uma frase “Tô certo!” para que tivesse o mesmo efeito, bem como para combinar com o movimento dos lábios do personagem.
Características do personagem
Antecedentes
Naruto é filho de Minato Namikaze, o quarto Hokage, e Kushina Uzumaki. Logo após seu nascimento, o demônio raposa de nove caudas, a Kyuubi, atacou a sua cidade natal de “Konohagakure”, o vilarejo de Konoha, deixando um rastro de destruição por onde passou. Para parar o ataque da raposa Minato Namikaze selou a Kyuubi dentro do corpo de Naruto, dando a Naruto acesso ao seu grande poder mas isso custou a sua própria vida, e logo após selar a Kyuubi em Naruto o quarto Hokage morreu. Antes de sua morte, Minato Namikaze solicitou que Naruto fosse visto como um herói da vila, em vez de uma recipiente para a raposa/Kyuubi. Muitos moradores preferiram ignorar este pedido, levando à criação de uma lei que proibia qualquer pessoa de falar de Naruto por ele ser o hospedeiro da raposa. Isso é frequentemente citado como uma das principais razões pela qual Naruto nunca teve amigos e cresceu completamente isolado.
Com seu pai morto e sua mãe presumivelmente tendo tido o mesmo destino, Naruto nunca conheceu os seus pais. Apesar de saber que Minato Namikaze selou a raposa dentro dele, Naruto não tem a mínima idéia que o quarto Hokage é na verdade seu pai. Apesar disso, Naruto é a cara de seu pai e muitos personagens que conheceram os dois também acham que eles dois têm uma série de outras semelhanças. As habilidades que ele (Naruto) aprende e começa a utilizar com o passar do tempo são também habilidades que eram utilizadas pelos seus pais quando estes ainda estavam vivos.
Personalidade
Tendo vivido sem uma família, Naruto sempre achava necessário chamar a atenção dos outros já que ele não recebia nenhuma atenção em casa… Por ele ser inicialmente encarado apenas como o recipiente do demônio raposa, muitos moradores o tratavam mal, diziam que ele não tinha nenhum futuro (e coisas do gênero…). Então, para obrigá-los a reconherem a sua força e o respeitarem, o sonho de Naruto tornou-se ganhar o título de Hokage, o protetor e ninja mais forte da vila de Konoha, na esperança de que o título faça com que as pessoas o respeitem e admirem. Em suas aventuras para se tornar Hokage, Naruto mostra uma forte determinação em qualquer situação, mostrando a maior determinação possível para garantir que ele possa concluir as missões. Isto muitas vezes resulta nele prometendo mais do que ele é capaz de fazer, como por exemplo afirmando que ele seria capaz de executar um Rasengan perfeito em três dias. (Embora Naruto consiga executar o Rasengan em tempo, ele ainda não era perfeito…) Nestas situações onde Naruto é incapaz de satisfazer as suas expectativas, ele sempre é humilde para pedir a alguém para ajudá-lo a atingir a meta. Os esforços de Naruto provaram ser um sucesso com o passar da série, e em consequência disso muitos personagens têm chegado à conclusão de que algum dia Naruto vai ser um excelente Hokage.
Desde a introdução da série, a determinação de Naruto se mostrou uma de suas principais características cativando aqueles em torno dele, de tal forma que o seu professor no time 7, Hatake Kakashi, observa que este é o verdadeiro poder de Naruto. Esta característica fez que Naruto se tornasse uma pessoa capaz de influenciar e mudar as atidudes dos outros, o que ele faz com muitos personagens que são introduzidos na série, cujas crenças e opiniões são completamente alteradas. Como resultado de sua interação com Naruto Hyuga Neji descobre que a sorte não é predeterminada e que as pessoas podem escolher o seu próprio destino, e Gaara descobre que verdadeira força é encontrado em combates para defender os amigos e as pessoas amadas, não de uma forma solitária e egoísta. Tsunade percebe que o que aparentemente é impossível pode tornar-se uma realidade e que sonhos são realmente atingíveis se você se esforçar para alcançá-los. Estas mudanças que estes personagens vivenciam servem para colocá-los na estória, de forma que o momento em que conhecem Naruto se torna algo muito importante para eles, pois foi aí que eles mudaram sua forma de pensar.
Através de sua capacidade de mudar e cativar os outros, Naruto ganhou os amigos que lhe faltaram durante sua infância. Naruto gosta muito de cada um deles e seria capaz de dar sua vida para defendê-los. Uchiha Sasuke, é o personagem que Naruto considera ser o seu amigo mais próximo. Naruto faz tudo em seu poder para impedir Sasuke de ir embora com Orochimaru e para salvá-lo da “vida” que ele está escolhendo. Embora Sasuke escape e seja rotulado como um traidor de Konoha, Naruto não está disposto a pensar em seu amigo como um traidor e está sempre pronto para ir atrás de qualquer pista que possa levá-lo até Sasuke. Haruno Sakura, é outra das pessoas que Naruto considera como grande amiga, e é tão determinada por resgatar Sasuke quanto Naruto (Por estar apaixonada por Uchiha Sasuke), Sakura pede para que Naruto traga Sasuke de volta para casa, o que Naruto jura que vai fazer, ignorando os seus próprios sentimentos por ela. Mesmo depois do seu fracasso inicial, Naruto mantém a promessa que fez a Sakura como “uma promessa para a vida toda”, colocando a felicidade de Sakura na frente do seu próprio bem-estar.
A personalidade de Naruto é, em larga medida, de natureza infantil. Kishimoto frequentemente tenta mostrar isso quando desenha Naruto, como ele fazendo mimica para imitar uma tartaruga como somente um criança poderia fazer. A alimentação é um componente importante da vida de Naruto, com lámen sendo a sua comida favorita. Na verdade, lámen, geralmente, é praticamente a única coisa que Naruto come no anime e no mangá e ele pode ser freqüentemente encontrado jantando no “Ichiraku Lámen” em Konoha, seu restaurante predileto quando ele não fora em uma missão. Ele possui uma série de tendências “perversas” mas ainda infantis, de tal modo que o seu primeiro jutsu original é O “Sexy no Jutsu”, que o transforma numa atraente mulher nua que ele utiliza para conquistar os homens. A caracterísca que mais demonstra a sua infantilidade é o fato de Naruto ser muito cabeça dura e sua lentidão para detectar o que é óbvio para Outros. Isso é fácil de se perceber na sua relação com Hyuuga Hinata, Hinata sempre esteve paquerando Naruto, desde a primeira vez que foram para a academia ninja juntos. Apesar dos sentimentos de Hinata para de Naruto serem óbvios para a maioria dos outros personagens, Naruto apenas considera a tendência dela para ficar vermelha junto dele como algo “estranho”.
Habilidades
Como o hospedeiro do bijuu de nove caudas, a Kyuubi, Naruto tem acesso às suas grandes reservas chakra. Além de permitir que Naruto recupere-se rapidamente de ferimentos e lesões, a raposa permite que Naruto execute alguns jutsus que alguém de seu nível de habilidade e ranking seriam normalmente incapazes de usar, como por exemplo o Kage Bushin no Jutsu. Como partes do chakra da Kyuubi estarem sempre se misturando com o chakra de Naruto, ele consegue usar grandes quantidades de chakra em momentos de necessidade. Isto geralmente ocorre quanto Naruto se enfurece e permite que o poder da Kyuubi se liberte e passe a consumi-lo. A medida que a influência da Kyuubi cresce, o seu chakra assume uma forma de raposa que rodeia Naruto, chamada de “manto da raposa demônio” ou “manto da Kyuubi”. Este “manto” pode possuir entre uma e nove caudas, que vão aparecendo de acordo com o grau de domínio da Kyuubi sobre Naruto. A cada cauda que aparece, o poder de Naruto aumenta drasticamente, tanto que com apenas quatro caudas ele quase matou Jiraiya durante um treinamento e é páreo para ninjas poderosos como Orochimaru. Consequentemente a personalidade violenta da Kyuubi começa a se sobrepor à personalidade de Naruto a medida que o poder da Kyuubi é liberado e o número de caudas do “manto” aumenta. Chegando a um ponto ponto em que ele não é mais capaz de distinguir entre amigos e inimigos, se tornando um perigo para todos. Por causa do perigo que ele representa para seus companheiros nestas situações, Naruto tem de limitar a utilização do poder da Kyuubi.
Uma das primeiras ocasiões em que Naruto se aproveita do chakra da Kyuubi é com a técnica dos clones das sombras (Kage Bushin). Esta técnica cria um grande número de cópias físicas do usuário. Como os níveis de chakra do ninja são distribuídos igualmente entre todas as cópias, a maior parte dos ninjas se limita a criar apenas alguns poucos clones para manter suas próprias reservas de chakra. Já que Naruto tem acesso ao enorme chakra da Kyuubi, ele é capaz de criar centenas de cópias suas com o Kage Bushin de uma só vez, sem se preocupar em ficar sem chakra por causa disto. Naruto usa suas cópias de várias maneiras, desde sobrepor um inimigo em número até patrulhar uma grande área em pouco tempo. Além disto, a capacidade de Naruto de convacar sapos durante a batalha depende em parte do chakra da raposa, pois ele só é capaz de convocar sapos grandes como o Gamabunta com a ajuda do chakra da Kyuubi.
O Rasengan, é uma grande quantidade de chakra concentrada na forma de uma bola que fica girando. Esta técnica foi criada pelo pai de Naruto, o quarto Hokage, e é a o ataque mais poderoso que o Naruto possui . Para realizar um Rasengan Naruto cria clones das sombras para lhe ajudarem a executar o jutsu, um dos Narutos fornece o chakra necessário e os outros fazem com que ele tenha o formato de uma bola que fica girando constantemente. Embora possua um poder devastador por si só, o Rasengan ainda é uma técnia incompleta. Mesmo sendo capaz de causar grandes danos a tudo em que toca, o Rasengan de Minato (O quarto Hokage) foi criado com a intenção de utilizá-lo com seu chakra elemental. Ele(Minato Namikaze) não foi capaz de completá-lo antes de sua Morte, mas Naruto tem, desde então, começado a completar o seu trabalho.
Através de repetidos treinos com seus clones das sombras, Naruto foi capaz de adicionar ao Rasengan o seu chakra elemental do vento. Esta adição resultou na criação do Füton: Rasenshuriken(ou algo do gênero). Esta nova técnica é capaz de causar danos ao que quer que atinja em um nível celular. Apesar deste ser um jutsu extremamente eficiente para derrotar os adversários, a mão que está realizando o jutsu é muito danificada devido ao poder que ela tem que segurar. Se Naruto usar muito esse jutsu ele acabará sem conseguir executar nenhum outro jutsu de tão sérios que são os danos causados pelo Rasenshuriken.
Papel de Naruto na estória
Como o personagem principal, da série, Naruto está presente em todos os episódios e normalmente desempenha o papel mais importante de cada episódio. Durante a primeira parte da série, o envolvimento de Naruto no enredo é relativamente indireto, já que ele gasta o seu tempo melhorando suas habilidades ninja e perseguem seus próprios objetivos, enquanto os grandes eventos ocorrem nos outros países. Durante o Retorno do Itachi, Naruto é apresentado à Akatsuki, uma organização criminosa que pretende extrair o demônio raposa, a Kyuubi, de seu corpo. Embora não se dê muita importância a isso na primeira parte da série as ambições da Akatsuki para com Naruto tornam-se um dos principais conflito na segunda parte da série (Naruto Shippuuden). Sasuke que se sente humilhado por não ter conseguindo derrotar seu irmão (Uchiha Itachi) decide juntar forças com Orochimaru para consegui-lo e é a partir deste ponto da estória que Naruto tem uma relação direta com o enredo, um time de ninjas é reunido para evitar a fuga de Sasuke e no final Naruto e Sasuke ter lutam um contra o outro numa difícil batalha para os dois, uma vez que ambos consideravam o outro como seu melhor amigo, mas Naruto não é capaz de trazer Sasuke de volta. Os dois amigos seguem caminhos separados, mas Naruto não desiste de Sasuke, deixando Konoha com Jiraiya para um longo treinamento, que dura dois anos e meio, para se preparar-se para a próxima vez em que ele e Sasuke se encontrarem.
Na segunda parte da série(Naruto Shippuuden), Naruto recebe menos atenção do que na parte um. Como outros personagens começam a se desenvolver e o enredo se torna mais amplo de forma que começa a cobrir vários incidentes entre grandes distâncias, o papel de Naruto na estória é consideravelmente menor, mas ainda assim grande. Após o seu regresso à Konoha, Naruto começa a lidar com a ameaça da Akatsuki de forma mais ativa. Ele primeiro salva Gaara que havia sido sequestrado por dois membros da Akatsuki, Sasori e Deidara, e numa estória posterior ele há um conflito com Kakuzu, um outro membro da Akatsuki. A maioria das ações de Naruto, no entanto, são dedicadas a encontrar e recuperar Sasuke que está com Orochimaru. Ele e o resto da sua equipe conseguem localizar Sasuke durante a saga de Sasuke e Sai, mas o incrível desenvolvimento dos poderes de Sasuke faz com que se torne impossível levá-lo de volta nessa ocasião. Depois de criar o seu novo jutsu, Naruto e seus companheiros tentam, mais uma vez encontrar Sasuke, e estão atualmente seguindo os rastros de Sasuke com esperança de encontrá-lo dessa forma.
Outras mídias
Já que é o protagonista da série, Naruto apareceu em todos os filmes da série até agora e também em todos os OVAS que foram produzidos até então. No primeiro filme de Naruto, o Time 7 é incubido de escoltar Yukie Fujikaze, a maior atriz do país do fogo que é uma personagem de um filme que será rodado no país da neve. No desenrolar da estória, desscobre-se que Yukie é na verdade a herdeira ao trono que teve que fugir de seu país quando ainda era uma criança, e logo no final do filme, assim que Yukie adquire o seu trono ela prêmia com um de seus autografos que Naruto passou o filme todo tentando conseguir. O segundo filme começa com Naruto, Sakura, e Nara Shikamaru indo entregar um animal perdido na sua aldeia, onde, através de uma cadeia de eventos, eles eventualmente acabam se envolvendo em uma guerra dos Sunagakure. No terceiro filme, Naruto, Sakura, Kakashi, Rock Lee e devem escoltar o príncipe das terras da Lua à sua terra, mas assim que eles chegaram à nação, o trono havia sido apreendido pelo nobre Shabadaba. No quarto filme (antes de Naruto: Shippuden), Naruto torna-se o guarda de Shion, que prevê a sua morte. Embora a única forma de escapar de sua morte fosse fugindo de Shion, Naruto decide desafiar o destino e ficar com ela. Há um quinto filme, que também ocorrerá no período de Naruto Shippuden, está sendo desenvolvido atualmente.
No primeiro episódio dos OVAS de Naruto, Konohamaru pede que Naruto o ajude a encontrar um trevo vermelho de quatro folhas que, dizem as lendas, é capaz de realizar qualquer desejo e Konohamaru pretende usá-lo para impedir que uma menina por quem ele está apaixonado vá embora da vila de Konoha. Para ajudar Konohamaru a encontrar o trevo Naruto vai para a zona proibida com Konohamaru, onde muitas coisas acontecem e eles eventualmente encontram o trevo, o que não impede que a amada de Konohamaru vá embora. No segundo OVA, o Time 7 tem que escoltar um ninja chamado Shibuki, o líder da sua aldeia, à sua casa em Takigakure. Naruto e Sasuke lutam contra o ninja traidor que roubou e bebeu a “Água dos heróis”. Em seu terceiro OVA, Naruto entra no torneio Jonin vs. Genin, para conseguir criar uma regra que o torne Hokage. No OVA que foi mostrado antes do primeiro filme de Naruto, Naruto tem que usar o banheiro durante uma competição esportiva entre os times de gennins que está acontecendo em Konoha. Ele passa todo o OVA tentando usar o banheiro mas sempre um de seus amigos o impede de alguma forma.
Na série de jogos para video games Naruto Clash of a Ninja, é possível jogar com Naruto com o “manto da raposa” em diferentes estágios do manifestação do poder da Kyuubi, todos caracterizados por um chakra de cor vermelha que é emitido pelo seu corpo. Masashi Kishimoto gostou tanto da apresentação destas formas que ele imitou um deles para a capa do manga no volume 26.
No Card Game colecionável de Naruto, a maioria das cartas de ninjas do jogo são muito semelhantes. Muitas das cartas são fracas inicialmente, só que ficam mais fortes depois de terem sido feridas. O jogo gira em torno do seguite, você deve ir se tornando mais forte usando as cartas que estão na sua mão ou as cartas que você recebe como prêmio por ter derrotado o seu oponente numa batalha. O jogo também possui outros personagend da série com quem se pode jogar tais como Iruka Umino, Jiraiya, e Konohamaru, bem como outros cartões de Sasuke e Sakura.
Recepção do personagem
Naruto foi classificado no Top 5 dos personagens em cada pesquisa de popularidade oficial publicada pela Shonen Jump, sendo o personagem mais popular duas vezes seguidas, as duas primeiras. No entanto, na sexta pesquisa realizada três anos atrás, Naruto perdeu colocações para alguns outros personagens, foram eles Sasuke, Kakashi e Deidara. Não houve nenhuma outra pesquisa oficial desde 2005.
Missões Completas
O Naruto completou 37 missões ninjas de Rank D
O Naruto completou 43 missões ninjas de Rank C
O Naruto completou 12 missões ninjas de Rank B
O Naruto completou 8 missões ninjas de Rank A
O Naruto completou 3 missões ninjas de Rank S