Surfista Prateado


Silver Surfer

Alter-ego: Norrin Radd
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
Estréia: Fantastic Four nº 48, 1966 (Marvel)
Revistas onde já apareceu regularmente: The Silver Surfer, The Defenders, Silver Surfer
Grupos de que já fez parte: Defensores
Poderes: Quase um Deus, o Surfista possui o poder cósmico. Com ele, nosso herói pode soltar raios, erguer campos de força, reconstruir objetos, curar feridas, voar pelo espaço (e hiperespaço) numa velocidade quase igual a da luz etc. Através de comandos mentais, controla sua prancha, e pode sentir onde há grandes concentrações de energia. É quase totalmente invulnerável, e pode sobreviver sem comer, dormir ou respirar.
Histórico: Zenn-La, era uma maravilha tecnológica, em que robôs sintetizavam a comida de seus habitantes, confeccionavam suas roupas e construíam suas casas. Enfim, os computadores ensinaram a ter uma vida confortável sem esforço, uma vida sem propósito. Jartram Radd, pai de Norrin Radd, era contra isso. Segundo ele "Cedo ou Tarde o mundo viria precisar de mentes jovens e brilhantes", e por isso fazia com que seu filho estudasse bastante. Contudo, a paz de Zenn-La foi destruída pela chegada do ser cósmico conhecido como Galactus, que viajava pelo espaço consumindo a energia vital dos planetas. Radd implorou ao devorador de mundos que poupasse Zenn-La, mas a fome de Galactus precisava ser saciada. Percebendo que seria a única maneira de salvar seu planeta, Norrin Radd se ofereceu para serví-lo como arauto por toda a eternidade, se este deixasse seu mundo em paz. Galactus concordou, transferindo uma pequena porção de seu poder cósmico para Radd, que teve seu corpo coberto por um revestimento prateado indestrutível e recebeu um meio de transporte semelhante a uma prancha de surf. Galactus o rebatizou de "Surfista Prateado", e permitiu que ele visitasse sua amada Shalla Bal uma última vez antes de começar a serví-lo. Os dois se despediram tristemente, e o Surfista partiu para o espaço à procura de planetas que pudessem alimentar Galactus.
O Surfista Prateado serviu Galactus fielmente por vários anos, sempre tentando encontrar planetas com força vital e potencial pra vida, mas desprovidos de seres conscientes. Através dos anos, sua missão tornou-se cada vez mais difícil, e assim Galactus removeu sutilmente do Surfista sua lembranças de já ter sido humano. Livre de sua humanidade e de limitações morais, o Surfista voltou sua atenção pra planetas com seres conscientes, e logo chegou à Terra. Alertado da chegada de Galactus, o Quarteto Fantástico partiu pra interceptá-lo e, se necessário, servir como última linha de defesa da Terra. Enquanto isso, o Surfista encontrou a artista cega Alicia Masters, que sentiu a nobreza e a humanidade oculta nele. Tocado pela beleza do espírito de Masters, o Surfista abandonou Galactus e ajudou o Quarteto Fantástico em sua luta. Por sua traição, Galactus construiu uma barreira de energia ao redor da Terra, aprisionando o Surfista.
Em seus anos na Terra, o Surfista teve muitas aventuras ao lado de vários heróis e vilões humanos, sempre buscando aprender mais sobre o espírito da humanidade e as diferentes filosofias que a guiavam. Em seu exílio no nosso planeta, ele se tornou amigo do Quarteto Fantástico, teve confrontos freqüentes com o Dr. Destino (que ansiava por seu poder) e também serviu como membro fundador dos Defensores. A presença do Surfista atraiu a atenção do demoníaco Mefisto, que várias vezes tentou corromper seu espírito nobre e torná-lo seu servo. Finalmente, com a ajuda do Sr. Fantástico, o Surfista conseguiu escapar da barreira energética de Galactus e novamente ser capaz de cruzar livremente o espaço. Durante esse período, o herói prateado viu mais maravilhas cósmicas do que jamais sonhou, explorou as regiões mais longínquas do Universo e enfrentou muitas ameaças, incluindo as insanas tentativas se conquista cósmica de Thanos.Norrin além de possuir uma prancha de surfe que responde a todos os seus comandos mentais tem força, resistência e vigor sobre-humanos, capacidade de sobreviver sem alimentação e oxigênio, sentidos ampliados, capacidade de projetar energia cósmica para uma variedade de efeitos.
BRASIL
Primeira aparição: Super X (5ª série) nº 16, 1968 (Ebal)
Publicações regulares anteriores: O Surfista Prateado (G.E.P.), Os Defensores (Bloch), Heróis da TV, Super Aventuras Marvel (Abril)

Comentários

  1. Bem interessante esta história, cara. Não conheço nada de gibis mas achei bacana, um belo roteiro!

    Abraço,
    http://andrevhmansano.wordpress.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário