Hulk


Alter-ego: Robert Bruce Banner
Outros nomes: Joe Fixit, Gigante Esmeralda, Guerra, O quebra mundos, Cicatriz verde
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby
Estréia: The Incredible Hulk Vol. 1 nº 1, 1962 (Marvel).
Ocupação: Desempregado, formado como físico nuclear.
Parentes conhecidos: Brian Banner (pai, falecido), Rebecca Banner (mãe, falecida), Jennifer Susan Walters (prima, Mulher-Hulk)
Inimigos: Abominável, Líder, Gárgula, Igor Drenkov, Dr. Octopus, entre outros.
Grupos de que já fez parte: Vingadores, Defensores, Os Cavaleiros do Apocalipse, Panteão, Pacto de Guerra.
Poderes & armas: Hulk não usa armas, mas tem Super força, super velocidade, regeneração espontânea, Resistência contra magia e mental, percepção visual, transformação instantânea, energia gama infinita intrinseca, pescoço intrínseco, capacidade de saltar quilômetros num único salto (um dos heróis mais poderosos do Universo Marvel).
Observações: A Marvel também criou uma versão do Hulk que viveu no Universo 2099 e já faleceu.
Revistas onde já apareceu regularmente: The Incredible Hulk, Tales to Astonish, The Hulk, The Defenders, Rampaging Hulk.
Histórico:
Brilhante físico nuclear, o Dr. Bruce Banner foi um dos cientistas mais promissores do exército. No dia do teste da sua "Bomba Gama" experimental, ele correu até a zona próxima do campo de experimentos para salvar o desavisado Rick Jones. Jogando o garoto numa vala, Banner foi atingido pela radiação gama. Milagrosamente, ele sobreviveu à explosão aparentemente ileso. Mais tarde, naquela noite, o preço apareceu: Banner foi transformado numa criatura imensa e semi-humana movida pela emoção e com intelecto de uma criança. Originalmente ele tornava-se o Hulk apenas à noite, mas logo suas transformações no Golias Esmeralda passaram a ser provocadas pela ira ou por um grande nervosismo. Como um homem guiado pela razão e pela ciência, Banner passou a odiar seu alter ego, uma criatura de ira descontrolada.
Freqüentemente tentou impedir suas transformações, mas fracassou. A "infantil" criatura queria apenas ser deixada em paz, mas atacava sempre que ameaçado, berrando um característico "Hulk Esmaga!". A alteração psicológica que transformou Banner no Hulk se mostrou como sendo variável, e o cientista passou por praticamente toda espécie de combinação "Hulk/Banner" imaginável, incluindo um Hulk verde e selvagem, um Hulk com intelecto de Banner e um astuto Hulk cinza com personalidade própria. Em mais de uma ocasião, Bruce se separou fisicamente se seu alter ego apenas para ser forçado a se reintegrar a ele. Durante uma dessas separações, ele casou-se com seu antigo amor, Betty Ross. Recentemente, com a ajuda do super-herói/piscólogo Leonard "Doc" Samson, Banner foi capaz de enfrentar os traumas de infância responsáveis pelas divisões em sua personalidade, unindo todas as partes numa só. O resultado foi um novo Hulk verde com intelecto híbrido: o gênio de Banner combinado com a crueldade do Hulk cinza e a fúria do selvagem Hulk verde. Basicamente, ele se tornou um briguento e musculoso físico nuclear com mais de dois metros de altura.
O capítulo mais perturbador na vida de Banner ocorreu quando ele foi levado até um possível futuro totalitário, onde o Hulk governava selvagemente a terra como o Maestro. Forçado a enfrentar esta versão maligna de si mesmo, Banner acaba matando o tirano, mas não antes de ouvir a profecia de que seu destino é se tornar o próprio. Enquanto Banner e o Hulk forem a mesma pessoa, ele terá que lutar para manter seu temperamento sob controle. Agora, se permitir que a ira o domine, uma espécie de "trava de segurança mental preventiva" reverte Bruce Banner para sua forma humana com o intelecto do Hulk selvagem. Recentemente, o envolvimento do Hulk com o Panteão (uma organização secreta anti-terrorista) o deixou numa situação difícil com a S.H.I.E.L.D., muitos dos outros super-heróis e praticamente todas as agências legais da terra. Ele passou a usar o nome "Bob Danner" e envolveu sua cabeça em bandagens, se estabeleceu na Flórida com um emprego de mecânico de automóveis. "Bob" foi logo tirado de seu esconderijo pelas maquinações de seu inimigo, o Líder - que está determinado a derrotar Banner, física, mental e emocional mente, e essas circunstâncias o deixaram insano e o fizeram se tornar o Maestro.
Muita coisa já aconteceu desde então. Na batalha final contra Massacre, Hulk pediu à Jean Grey dos X-Men que "desligasse" o lado Bruce Banner dele, afim que ele pudesse atacar o vilão com toda a fúria do Hulk Selvagem. A estratégia funcionou, e isto foi um ponto fundamental para a derrota de Massacre. Mas na explosão seguinte, Bruce e Hulk selvagem foram separados fisicamente. Isto foi no exato momento em que os outros heróis começavam a mergulhar em Massacre para derrotá-lo definitivamente. Assim, Bruce Banner mergulha, e passa a fazer parte do universo de Heróis Renascem. Lá, Bruce também sofre um acidente com sua Bomba Gama que dá origem ao Incrível Hulk (mas a origem é completamente diferente, e está ligada a origem do Homem de Ferro). Enquanto isso, no universo Marvel normal, o Hulk continua a ser perseguido pelo exército, e mais recentemente, se apossa da ilha Keys onde estabelece suas próprias regras e leis. Em Heróis Retornam, os dois se confrontam, para novamente se unirem.
O Gigante Esmeralda foi enganado pelos Illuminati, e é exilado no espaço, pousa em um planeta muito perigoso, chamado Sakaar, onde é feito escravo e é obrigado a lutar para sobreviver. se torna rei e casa-se com a rainha Caiera. Mas um uma explosão com sua nave mata quase todos do planeta junto com sua esposa grávida. O Pacto de Guerra e Hulk vão à Terra, para se vingar dos Iluminatti, após inumeras batalhas enfrentando quase todos personagens da Marvel e o exercito, Hulk percebe que foi enganado pelo Pacto da Guerra e se descontrola emitindo muita energia Gamma, e após isso é detido pelo General Ross. E é um dos (se não o mais) personagens mais fortes do mundo dos quadrinhos.
BRASIL
Primeira aparição: Super X (5ª série) nº 0, 1967 (Ebal).
Publicações regulares anteriores: Super X (5ª série), O Incrível Hulk (G.E.A.), O Incrível Hulk, Os Defensores (Bloch), O Incrível Hulk, Almanaque do Hulk (RGE), O Incrível Hulk (Abril), Marvels (Panini Books).

Comentários