1001 quadrinhos que você precisa ler antes de morrer


A série de livros ganhará, finalmente, uma edição voltada para a nona arte.

Mais uma lista acaba de sair, agora, das histórias em quadrinhos (HQs) imperdíveis de todos os tempos, eleitas pelo britânico Paul Gravett. Especialista no assunto, ele lançou na semana passada o livro 1.001 Comics You Must Read Before You Die (1.001 HQs Para se Ler Antes de Morrer), no qual cita o Brasil, representado na obra por trabalhos de autores como Marcello Quintanilha, Maurício de Sousa, Laerte e Lourenço Mutarelli.

O editor de quadrinhos Paul Gravett, um estudioso da nona arte, será o responsável por organizar a compilação que formará o livro “1001 Comics You Must Read Before You Die“, que será lançado lá fora no dia 11 de outubro deste ano.

O livro faz parte da série de livros “1001” que vem tomando conta das prateleiras há alguns anos – títulos como “1001 filmes que você precisa ver antes de morrer”, “1001 discos que você precisa ouvir antes de morrer” e “1001 lugares que você precisa visitar antes de morrer” já saíram no Brasil. O site Bleeding Cool divulgou algumas páginas do novo livro antes de seu lançamento. Confira:

Clique para aumentar:


Ainda não há nenhuma data para o lançamento deste item da série no Brasil, mas há a possibilidade de vermos o “1001 quadrinhos…” nas prateleiras brasileiras pelo fato de, entre os vários colaboradores com quem Gravett conta para ajudar a compilar esses títulos ao redor do mundo, um brasileiro faz parte da equipe. De acordo com o site Omelete, o autor do “Almanaque dos Quadrinhos”, Carlos Patati, garantirá a inclusão de alguns quadrinhos verdes e amarelos no livro. “Consta na lista um certo clássico brazuca, presente nas bancas todo mês, com mais de uma revista, já mudou de editor algumas vezes e continua sendo BEM popular”, explica Patati ao site.

Destaque dos Brasileiros


Sábado dos Meus Amores, de Quintanilha, é um dos destaques do livro de Gravett. O autor niteroiense, que vive em Barcelona, vai realizar no dia 11, às 18 horas, na Livraria da Travessa do Rio, uma sessão de autógrafos da obra, lançada em 2009 pela Conrad, e também de seu mais recente trabalho, Almas Públicas, publicado este ano pela mesma editora.

Quintanilha, que colaborou com a página de quadrinhos do Caderno 2 em 2010, recebeu ainda, no ano anterior, o Prêmio HQ Mix pelo livro Sábado dos Meus Amores. A obra trata da história do amor de uma moça semianalfabeta com um pescador.

Clássicos. A coletânea 1.001 Comics You Must Read Before You Die, editada pela Universe/Cassell, já está às vendas em importadoras por US$ 36,95. Com prefácio do cineasta Terry Gilliam, a obra do britânico Paul Gravett - que já lançou aqui o livro Mangá - Como o Japão Reinventou os Quadrinhos, também pela Conrad - ainda destaca entre os clássicos internacionais e de diversas épocas, a obra A Turma da Mônica (Editora Abril, 1970), de Maurício de Sousa - colaborador do Estado -, O Dobro de Cinco (Devir, 1999), de Lourenço Mutarelli - que também já desenhou para o Caderno 2; e Piratas do Tietê e Outras Barbaridades (Circo Editorial, 1994), de Laerte Coutinho.

São poucos brasileiros, mas eles figuram no trabalho de Gravett ao lado de clássicos como Um Contrato com Deus, de Will Eisner; Mafalda, do argentino Quino; obras da série Asterix, de René Goscinny e Albert Uderzo; e Astro Boy, de Osamu Tezuka, entre outros.

Comentários