Capitão Marvel - Shazam!


Captain Marvel

Alter-ego: William Joseph "Billy" Batson
Outros nomes: Capitão Trovão, Marvel
Criadores: C. C. Beck e Bill Parker
Estréia: Whiz Comics nº 2, 1940 (Fawcett)
Revistas onde já apareceu regularmente: Whiz Comics, Captain Marvel Adventures, Marvel Family, Shazam.
Grupos de que já fez parte: Família Marvel, Liga da Justiça, Sociedade da Justiça
Histórico:
Um dia, o jovem Billy Batson, um pobre órfão que trabalhava como jornaleiro, estava vendendo seus jornais no metrô da cidade quando uma figura misteriosa o chamou e mandou que o seguisse. Billy fez isso e logo se viu adentrando um túnel, nas paredes dos quais estavam estátuas horrorosas que representavam os sete pecados capitais. Passando esse corredor, o jovem chegou a uma grande câmara, na qual, sobre um pomposo trono de pedra, estava sentado um ancião de longas barbas brancas. O velho apresentou-se como Shazam, um antigo mago egípcio que havia lutado contra as forças do mal desde tempos imemoriais e que agora buscava um sucessor. Billy deveria assumir o seu lugar. Assustado, o garoto perguntou-lhe como poderia fazer isso e o mago ordenou que pronunciasse seu nome, Shazam. Ao gritar pela primeira vez essa palavra, um relâmpago, acompanhado do som de um poderoso trovão, o atingiu – e ele se transformou no mortal mais poderoso da Terra.
Poderes:
A sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a coragem de Aquiles, o poder de Zeus, o vigor de Antharas e a velocidade de Mercúrio. O Capitão pode desafiar a gravidade e literalmente voar. A Sabedoria de Salomão se reflete na forma de conselhos que o Capitão ouve dentro de sua mente. Este aspecto também permite traduzir línguas perdidas, como hieróglifos. A força de Hércules permite erguer pesos dantescos de muitas toneladas, e destruir materiais extremamente resistentes. Em Power of Shazam #?, foi mostrado que uma queda de braço entre Superman e Capitão Marvel durou horas mediante um contesto em Fawcett City, e poderia não chegar a um vencedor se Capitão Marvel Jr. e Mary Marvel não tivessem se transformado em suas contrapartes poderosas, dividindo o poder de Shazam. O vigor de Antharas concede a invulnerabilidade ao corpo do herói, e uma tremenda resistência a venenos e a capacidade de poder sobreviver ao vácuo do espaço. Também já foi mostrado que ele pode fazer pequenas alterações em sua aparência por usar o poder de Zeus: certa vez, a fim de poder abrir uma conta no banco, ele se disfarçou como seu pai usando seus poderes (ele raramente usa este aspecto, porém.) A coragem de Aquiles permite a ele encarar os piores vilões e perigos imaginados sem medo. A Velocidade de Mercúrio permite ao herói correr a grande velocidade, fazer ações rapidamente e enxergar o mundo como se estivesse em câmera lenta, permitindo que ele possa pegar projéteis de alta velocidade como balas. Algumas histórias sugerem que o poder de Shazam também concede íncrivel longevidade, uma vez que Trovão, a sucessora do poder de Shazam no século XXX, recebeu seus poderes dum envelhecido Capitão Marvel.
Observação: Na primeira aparição do Capitão Marvel, em Whiz Comics nº 1, ele havia sido batizado como Captain Thunder (Capitão Trovão), nome de um herói que já havia sido criado por uma concorrente da Fawcett.
BRASIL

Publicações regulares anteriores: Biriba (2ª série), Capitão Marvel Magazine, Marvel Magazine (RGE), Shazam/Super-Heróis, Shazam em formatinho (Ebal), Shazam (Abril), Os poderes de Shazam, Liga da Justiça (panini).

Comentários