Aquaman


Alter-ego: Arthur Curry Jr.(Orin em Atlântida)
Criadores: Mort Weisinger e George Papp
Estréia: More Fun Comics nº 73, 1941 (DC)
Parentes conhecidos: Rainha Atlanna (mãe, falecida), Atlan (pai), Orm Marius (meio-irmão), Deep Blue (meia-irmã), Arthur Curry (pai adotivo), Koryak (filho), Mera (esposa), Junitopam (filho), Garth (filho adotivo)
Poderes: Pode se comunicar telepaticamente com qualquer forma de vida marinha. Consegue nadar numa velocidade superior a 87 milhas náuticas por hora, e agüentar grandes pressões e mudanças de temperatura. É bem mais forte do que um ser humano comum sobre a terra, mas dentro d'água seus poderes aumentam consideravelmente.
Grupos de que já fez parte: Liga da Justiça da América.
Observação: Em suas primeiras aventuras no Brasil, Aquaman era conhecido como Homem-Submarino.
Histórico:
Filho do feiticeiro secular Atlan e da rainha Maria, Orin foi abandonado para morrer devido à crença atlante de que seu cabelo loiro seria o sinal de uma terrível maldição.
Sobrevivendo à exposição ao ar, que mataria um atlante normal, o bebê Orin foi salvo pelo golfinho Porm e criado como membro do seu bando.
Vivendo sua infância entre os golfinhos, Orin partiu após ter acidentalmente causado a morte de seu "irmão" golfinho. Depois, ele foi encontrado por Arthur Curry, um faroleiro viúvo, e adotou o nome de Arthur Curry Jr.
O velho guardião do farol contou a Orin que ele era seu filho, e que sua mãe, uma sereia, o havia abandonado. Acreditando ser meio humano, Orin viveu entre nós por um período até seu pai adotivo o abandonar, deixando-o sozinho novamente.Orin voltou para o mar e viveu muitas aventuras, incluindo o romance com uma garota esquimó chamada Kako. Fez inimigos como Triton (o filho de Poseidon) e conheceu a amazona chamada Diana, que um dia se tornaria a Mulher-Maravilha.
Como um jovem adulto, ele se encontrou com Flash, que o encorajou a visitar novamente o mundo da superfície e se juntar à comunidade crescente de superseres da Terra. Assim, Orin acabou se juntando aos super-heróis da Terra, inclusive como membro fundador da Liga da Justiça da América original, e adotou o nome público de Aquaman.
Como super-herói da Terra, Orin encontrou o caminho de volta ao lar, a cidade atlante de Poseidons,onde governou por muitos anos. Durante seu reinado, ele casou com Mera, uma visitante aquática do mundo dos Deuses Sombrios, e teve um filho chamado Artie Jr. que foi morto por Manta. Após o final de seu reinado, Mera deixou Orin, motivando-o a partir em busca de um sentido mais profundo, em sua vida. Ele descobriu as "Crônicas da Atlântida", que delineavam a história repleta da magia da Atlântida, sua verdadeira história pessoal, e o fato de estar sempre destinado a enfrentar seu irmão, o Mestre do Oceano, pelo controle da Antlântida.
Em suas aventuras após esta revelação, ele perdeu sua mão esquerda para um cardume de piranhas durante um confronto com Charybdis e, passou a usar um gancho cibernético que responde aos seus comandos mentais (aliás, uma das raras vezes que fizeram uma mudança geral de visual em um herói e ficou melhor que original). A misteriosa heroína Delfim se juntou a ele em suas viagens, e os dois tornaram-se amantes. Recentemente Aquaman descobriu que tem um filho chamado Koryak com a mulher esquimó, Kako, e o levou para Poseidons, onde foi saudado como o novo líder. Durante esta visita à cidade, Mera retornou com um misterioso menino de cabelos loiros (talvez o filho de Orin nascido em outra dimensão?), mas foi levado de volta ao mundo dos Deuses Sombrios por Thanatos uma duplicada maligna de Aquaman. Seguindo Mera, Orin e Delfim entraram na dimensão natal dela, permitindo que Thanatos escapasse para o mundo real, onde foi morto pelas maquinações do Major Desastre. Voltando para o nosso mundo, Aquaman descobriu a verdadeira história da Atlântida, e criou um elo com uma entidade ciber-orgânica que, recentemente, fez, a cidade submarina emergir até a superfície. Temendo o pior, os habitantes atlantes fugiram, deixando Orin como o monarca de um reino vazio. Graças à entidade sob a cidade, Orin descobre que os atlantes são na verdade híbridos humanos-alienígenas, o resultado de uma colonização extraterrestre que ocorreu milênios atrás. A entidade também o tornou ciente de seu destino de unir as cinco cidades perdidas de Atlântida para poder repelir os conquistadores alienígenas que destruíram os antepassados extraterrestres dos atlantes, e que agora estão rumando para a Terra.
Seus poderes são características inatas da raça atlante: força superior, capacidade de respirar embaixo da água e de se comunicar com criaturas marinhas.
Revistas onde já apareceu regularmente: More Fun Comics, Adventure Comics, Action Comics, Aquaman, Justice League of America, World's Finest Comics, JLA.
BRASIL

Primeira aparição: Superboy (2ª série) (Abril)
Publicações regulares anteriores: Aquaman, Quadrinhos/Os Justiceiros, Super Amigos, Super Amigos em formatinho (Ebal), Super-Homem (1ª série), Super Amigos (Abril), Liga da Justiça (panini books)

Comentários