Rambo

Nome: John Rambo
Origem do nome: O criador do personagem, David Morrell, diz que a escolha do nome Rambo foi inspirado pela "força do som" no nome das maças do gênero Rambo que ele encontrou na Pensilvânia, e ele sentiu que a pronúncia de Rambo era semelhante ao nome de Arthur Rimbaud, o título do famoso trabalho de uma temporada no inferno, que lhe parecia "uma metáfora para o prisioneiro de guerra, cuja as experiências ele imaginava que Rambo havia sofrido."
Primeira aparição: First Blood (1982), (Rambo)
Origem: O veterano John Rambo (Sylvester Stallone) volta da Guerra do Vietnã depois de fugir de um acampamento de guerra a alguns anos antes. Ele vai para os Estados Unidos onde procura um antigo amigo do exécito, mas sua tentativa é mal sucedida por que seu amigo faleceu quando viaja para o sul. Rambo é preso injustamente por um xerife (Brian Dennehy) por andar em sua cidade, mas consegue fugir e agora que está sendo caçado pela polícia local. Quando começam a perseguí-lo, ele promove uma verdadeira guerra não só contra os policiais, mas também ao xerife que o prendeu. Ferindo-os ele acaba chamando a atenção do exército, seu velho comandante, que agora busca ajudar o exército e a polícia local a prendê-lo. Rambo agora luta com todos que estiverem em seu caminho e contra toda uma cidade, causando pânico e destruição, que é o que ele sabe fazer melhor.
Biografia
John Rambo, nasceu em 7 de junho de 1947 em Bowie, Arizona filho de um índio americano Navajo, o pai (R. Rambo, de acordo com o último filme) e uma mãe (Marie Dragoo descendente italiana. Contudo, em Rambo: First Blood Part II, Marshall Murdock afirma que Rambo é índio / ascendência alemã.) Rambo é graduado de Rangeford High School, e depois se alistou para a marinha dos Estados Unidos com a idade de 17, em 8 de junho de 1964. Ele foi mandado para o Vietnã do Sul, em Setembro de 1966. Voltou para os Estados Unidos. Em 1967, ele começou o treinamento nas Forças Especiais (Boinas Verdes), em Fort Bragg, Carolina do Norte. Em algum momento ele aprende também a pilotar helicópteros. No final de 1969, Rambo foi re-incorporado para o Vietnã. Em Novembro de 1971, ele foi capturado pelas forças norte vietnamitas perto da fronteira chino-vietnamita em um acampamento para Prisioneiros de Guerra, onde ele e outros Prisioneiros americanos foram repetidamente torturados. Rambo fugiu do cativeiro em Maio de 1972, mas foi então re-incorporado.
Após o seu regresso aos Estados Unidos, Rambo descobriu que muitos civis americanos odiavam o retorno de soldados, e ele foi submetido a humilhação e constrangimento por ter hippies anti-guerra jogando lixo nele e chamando-o "matador de bebês". Sua experiência no Vietnã e voltar para casa resultou em um caso extremo de estresse pós-traumático.
Prêmios:
No Filme Rambo First Blood I é mencionada:
1 - Medalha de Honra
Por diálogo em Rambo: First Blood Part II, durante o seu serviço no Vietnã, Rambo recebeu:
2 - Estrelas de Prata
4 - Bronze Estrelas de Valor
4 - Coração Purpura "Purple Heart"
1 - Distinguished Service Cross
1 - Medalha de Honra
Em uma cena não usada de Rambo III, Rambo é "Classe A" o uniforme pode ser claramente visto com as seguintes 13 faixas:
- Medal of Honor - Premiado em duas e recusa a outra
- Army Distinguished Service Medal
- Distinguished Flying Cross
- Soldier's Medal
- Bronze Star
- Purple Heart
- Air Medal
- Combat Action Ribbon - Este prêmio é, na realidade, para a marinha americana, a Guarda Costeira e Fuzileiros Navais, de modo que este poderia ser um erro por parte dos realizadores de Rambo ou poderia ter sido atribuído a uma operação em conjunto.
- Vietnam Service Medal
- Prisoner of War Medal
- Army Service Ribbon
- Vietnam Wound Medal
- Vietnam Campaign Medal

Comentários