John Buscema

Ocupação: desenhista
Ano de nascimento: 1927
Naturalidade: Estados Unidos
Estréia: Histórias românticas para a Timely (que acabaria dando origem à Marvel)
Primeiro êxito com super-heróis: Depois de passar por editoras como a Charlton e a Gold Key, começou a se destacar nos anos 60, ao desenhar aventuras do Hulk para a revista Tales to Astonish.
Grandes trabalhos: Na Marvel, impôs seu estilo nas aventuras do Quarteto Fantástico, dos Vingadores, de Thor e, mais recentemente, nos primeiros números da revista do Wolverine. Porém, seus melhores momentos na editora estão nas páginas de Silver Surfer (Vol. 1) e, principalmente, Conan The Barbarian.
Curiosidades: John tem um irmão, Sal Buscema, que também possui uma grande lista de serviços prestados aos quadrinhos.

Nascido em 11 de dezembro de 1927, John Buscema é um dos artistas mais conhecidos e respeitados do mercado de quadrinhos. Buscema começou sua carreira como ilustrador em 1940 na Marvel, desenhando histórias de terror, romance, policiais e ficção científica. Durante a década de 50, ele tentou a sorte em várias outras editoras, como a Withman-Gold Key, onde desenhou as aventuras do caubói Roy Rogers. Após se dedicar algum tempo ao mercado publicitário, Buscema voltou à Marvel no meio dos anos 60. Buscema passou por vários títulos da editora, desenhando vários de seus heróis principais, como os Vingadores, Surfista Prateado, Hulk e Namor. Em 1973, com a saída de Barry Windsor-Smith da revista de Conan, Buscema assumiu a revista do Bárbaro Cimeriano e logo conseguiu grande reconhecimento do público e da crítica. No meio da década de 70, ele fundou, em Nova York, a John Buscema Comic Book Workshop, que visava criar novos talentos para os quadrinhos. Da mesma forma, Buscema também foi o ilustrador do livro How to Draw Comics the Marvel Way (Como Desenhar Quadrinhos no Estilo Marvel), considerado por muitos o manual definitivo para quem quer entrar no mercado de quadrinhos como desenhista. Com mais de 70 anos de idade, John Buscema continua ativo e, junto a seu irmão Sal Buscema, tem produzido muitos trabalhos para editoras como a DC e a própria Marvel.

Comentários